Conhecer os métodos de ensino ofertados no Brasil auxilia na hora de decidir a melhor escola para o seu filho, confira

32

Escolas Waldorf e Montessoriana estão entre as opções 

Aulas tradicionais, geralmente, só contribuem para um maior desinteresse e desestímulo dos alunos. É nesse cenário que surgem os novos métodos de ensino, voltados para uma geração em constante mudança. Entretanto, nesse momento, surge a dúvida: como escolher a melhor escola para o meu filho? Não existe fórmula mágica. A melhor opção varia de acordo com as preferências da família e com o perfil do estudante.

Ao matricular os filhos em uma nova escola, é preciso conhecer como os métodos adotados pela instituição são aplicados na prática e, ao longo do ano letivo, entender os objetivos das atividades propostas para apoiar a formação do aluno. Vale lembrar também que nem sempre é fácil entender as diferenças. O importante é analisar se as características do modelo adotado estão se adequando à personalidade da criança.

Conheça algumas das principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil

Escola Tradicional

O professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.

Escola Construtivista

O aluno é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor atua como um agente facilitador que orienta o estudante a buscar e gerar seus próprios conhecimentos.

Escola Sociointeracionista

Linha que considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.

Escola Montessorina

Normalmente aplicada no ensino infantil e fundamental. As salas são equipadas com diversos materiais e atividades e os alunos podem escolher o que irão fazer a cada dia.

Escola Waldorf

Os alunos são agrupados por idades e não necessariamente por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor de classe que os acompanha durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo.

Bolsas de estudo

O Educa Mais Brasil 2020, programa de inclusão Educacional que atua em todo território nacional e já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes, tem como parceiras escolas que atuam com diversos modelos pedagógicos. Através do programa, muitas famílias estão tendo a oportunidade de oferecer ao filho uma educação de qualidade e diferenciada, contando com descontos nas mensalidades. Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira. Você pode conseguir descontos de até 50% para educação básica.

Fonte: Bárbara Maria – Agência Educa Mais Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, insira um nome

19 + dezoito =