Atividades em grupo na escola preparam estudantes para a vida em coletividade

67

O trabalho em conjunto aprimoram relações interpessoais

 

Há aqueles que amam e também os que detestam mas, independentemente de gostos pessoais, o trabalho em grupo tem seu valor no ambiente educacional. No ensino básico ou no nível superior, uma forma muito comum de avaliação são os trabalhos coletivos. Ao professor, cabe solicitar aos alunos o tipo de trabalho que se enquadre melhor ao que ele idealiza para o desenvolvimento das competências e êxito do resultado final.

 

Nas escolas, o trabalho em grupo permite que os alunos conheçam os seus limites individuais e, a partir disso, aprimorem a relação interpessoal, melhorando hábitos individualistas e trabalhando seu lado coletivo. Nas atividades em grupo, estudantes aprendem também a valorizar a companhia dos demais alunos e entendem a importância da colaboração conjunta para alcançar um objetivo comum.

 

“As atividades em grupo é um dos pontos de fundamental importância na escola, pois esse tipo de trabalho prepara o aluno para conviver em sociedade”, destaca a psicóloga escolar Edenizia Bernardi. A especialista lembra que o primeiro contato extrafamiliar de crianças com o mundo é na escola. A relação com novas pessoas é um laboratório de experiência e aprendizagem, apresentando a possibilidade de experimentar como é rico conviver com um grupo maior e diferente que o familiar.

 

A profissional ainda ressalta que é importante que o trabalho em grupo aconteça desde a educação infantil, quando as crianças começam a ser menos egocêntricas e aprendem a diferença entre o “eu e o outro” para, então, saber respeitar e esperar a sua vez, sendo maleáveis para a estimulação de atividades coletivas.

 

Reflexo na vida adulta

Para além da função educacional, as atividades no coletivo refletem na vida adulta, auxiliando jovens e adultos com questões comportamentais e colaborando com o mundo corporativo. Desenvolvendo a paciência, empatia, cooperação e liderança. Controlando a impulsividade e estimulando o senso de responsabilidade e de organização.

 

Por conta disso, Bernardi considera fundamental a existência dos trabalhos em grupo na escola. “Essas atividades viabilizam as oportunidades de vivência, desenvolvendo assim as mais diversas habilidades incluindo as socioemocionais, favorecendo o autocontrole e a construção da autoestima”, conclui.

acessar a promoção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, insira um nome