As melhores Faculdades de Direito do Brasil

133


Com o auxilio do Ranking Universitário da Folha, os estudantes podem fazer melhor escolha

 

O Ranking Universitário Folha (RUF) é a ferramenta avaliativa que auxilia os estudantes na hora de escolher a instituição que melhor se enquadre no que planeja. Anualmente, o RUF avalia as melhores instituições e cursos, baseados em cinco indicadores: pesquisa, mercado, ensino, inovação e internacionalização. Segundo dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, o curso de Direito teve o maior número de matriculados no país, em 2017. O número de instituições de ensino é grande, o que exige dos estudantes cuidados para optar por uma faculdade com qualidade de ensino.

Veja abaixo a lista do RUF das melhores faculdades com curso de Direto do país:

 

1º lugar: Universidade de São Paulo (USP)

2º lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3º lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4º lugar: Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP)

5º lugar: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

6º lugar: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

7º lugar: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

8º lugar: Universidade de Brasília (UNB)

9º lugar: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

10º lugar: Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

 

Como ingressar em uma faculdade de Direito

 

A maioria das faculdades listadas acima são públicas federais ou estaduais. Pra conseguir ingressar em alguma delas, você pode fazer o tradicional vestibular ou utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é uma das principais portas de entrada no ensino superior. Você pode optar também, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é um programa do Governo que possibilita ao estudante concorrer a uma vaga nas faculdades públicas. Porém, é necessário cumprir os requisitos relacionados a renda, a escolaridade e ter conquistado uma boa pontuação no Enem.

Já nas instituições particulares, o ingresso pode ser feito por meio de vestibulares tradicionais ou agendados, com a nota do Enem ou optar pelos programas de Governo, com a chance de conquistar bolsas integrais e parciais, com o Prouni ou um financiamento estudantil que pode ser quitado após a formação, com o Fies.

Se não se enquadra em nenhuma das opções, você pode recorrer ao Educa Mais Brasil, o programa de bolsas de estudos com descontos que chegam até a 70% nas melhores faculdades do país. A inscrição é gratuita e feita pelo site www.educamaisbrasil.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, insira um nome